30/11/2020 às 12:22, Atualizado em 30/11/2020 às 14:29

Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou cães e gatos, com “Dia D” no sábado

Foram imunizados nos postos de atendimento, 3.123 animais

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha de Vacinação Antirrábica canina e felina no sábado, dia 28 de novembro. Foram imunizados nos postos de atendimento, 3.123 animais, sendo 2.748 cães e 375 gatos.

A partir desta segunda-feira (30) as doses da antirrábica podem ser buscadas por moradores da área urbana e rural na sede da Vigilância Sanitária (VISA), situada à Rua Targino de Souza Barbosa esquina com a Rua São Paulo – na antiga Escola Sidrônio – mas há a recomendação para que se leve um recipiente com gelo para conservar a vacina.

De acordo com a Dra. Madelline Christie, a vacinação é a única forma de prevenir de forma eficiente a transmissão da raiva, que é uma zoonose fatal, (as zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população),

A vacinação é importante, mas outras práticas também são importantes para controlar a doença, como manter o animal de estimação em casa e usar coleira nos passeios, evitando contato com animais desconhecidos; não mexer em cães e gatos desconhecidos, para evitar um possível ataque; em caso de mordida ou arranhadura deve procurar imediatamente o serviço de saúde para as devidas providências e nunca encostar em um morcego, caso encontre um.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras