09/03/2021 às 15:06, Atualizado em 09/03/2021 às 15:10

Centro de Testagens de Covid-19 está funcionando ao lado da UPA em Sidrolândia

Com atendimento de segunda-feira a sábado das 8h às 18h, espaço se destina a pacientes com sintomas respiratórios há 9 dias, ou contato com caso positivo também há 9 dias

Centro de Testagens de Covid-19, ao lado da UPA já está atendendo (Fotos: Rafael Brites)

Entrou em funcionamento na segunda-feira (08/03) em Sidrolândia, o Centro de Testagens de Covid-19, instalado no canteiro da Avenida Antero Lemes da Silva, ao lado da UPA. O atendimento ocorre das 8h às 18h, sem intervalo.

No local foi montada uma grande estrutura com profissionais de Saúde habilitados, para acolhida e atendimento à população. A tenda permanecerá por um período de 90 dias, inicialmente, por meio de parceria do Município com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde.

Como funciona?

A tenda ao lado da UPA, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é uma extensão do Centro de Testagem que o Município mantém no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que fica no Bairro São Bento, e foi instalada em virtude do aumento no número de casos positivos de Covid-19, e do quantitativo de pessoas que precisam realizar o teste, em Sidrolândia.

Quem pode receber atendimento?

O Centro de Testagens de Covid-19, ao lado da UPA, está realizando, no momento, somente o teste de anticorpos, onde a pessoa deve estar apresentando sintomas respiratórios (tosse, coriza, perda de paladar ou olfato, falta de ar) há mais de 9 dias, ou ter tido contato com caso positivo também há mais de 9 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde alertou à população, que não realizará testes sem critérios técnicos para evitar diagnósticos de “falso negativo”.

Busca por testes de antígeno

Outra informação importante dada pela Secretaria Municipal de Saúde, é que a repartição está providenciando o teste de antígeno, para ser aplicado em pacientes que estejam no período de 3 a 8 dias de sintomas.

Devido ao momento, e aumento dos casos, os testes de antígenos estão em falta para compra, mas a Saúde trabalha para adquirir em curto espaço de tempo para disponibilizá-lo no município.