24/08/2021 às 14:21, Atualizado em 24/08/2021 às 14:23

Com 60,2% do público vacinado, equipe volante da Saúde imuniza servidores

O objetivo da Secretaria de Saúde é intensificar a cobertura vacinal

Foto: Karina Souza

A partir desta terça-feira (24), uma equipe volante da Secretaria Municipal de Saúde percorrerá as repartições públicas para vacinar 200 servidores públicos contra o vírus influenza, causador de diversas doenças respiratórias, dentre elas a gripe.

A prefeita Vanda Camilo, que é servidora aposentada, aproveitou a passagem da equipe no Paço Municipal, para também se vacinar.

O objetivo da Secretaria de Saúde é intensificar a cobertura vacinal que até o momento alcançou 60,2% da população alvo. A equipe esteve no Paço Municipal e na Câmara Municipal, dentre outras repartições.

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a meta é vacinar 19.414, até o momento 12.858 pessoas receberam a vacina. Destas, 3.335 idosos acima de 60 anos; 3.282 crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos; 362 gestantes; 58 puérperas; 2.266 indígenas; 218 professores; 515 trabalhadores de saúde; 770 pessoas com comorbidades; além de 1.945 pessoas de outros grupos sem comorbidades.

Foto: Anielle Souza

A vacinação contra a Influenza está aberta a toda a população, a partir dos 6 meses de idade. A decisão foi tomada em virtude da baixa procura dos grupos prioritários à vacina, em todo o Brasil.

Neste sentido, a população de Sidrolândia já pode procurar a Unidade de Saúde onde recebe o atendimento, de segunda a sexta-feira, para se vacinar, conforme a programação da sala de imunização de cada local. A campanha será mantida enquanto houver estoque das doses.

Embora aberta ao público, os interessados devem apresentar documentos indispensáveis no momento da vacinação, que são: CPF e Cartão do SUS. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve aguardar 14 dias para depois se imunizar contra a Influenza, também deve apresentar o comprovante. Para quem possui comorbidades ou deficiências, é necessário mostrar laudo, exame, receita ou cartão de acompanhamento. As categorias profissionais devem apresentar holerite, e os caminhoneiros um comprovante de atuação profissional.