13/05/2021 às 15:17, Atualizado em 13/05/2021 às 15:28

Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 voltou a se reunir em Sidrolândia

Foram avaliadas as ações articuladas em encontros anteriores, e anunciadas as aulas híbridas para 15/06 e mais medidas para o decorrer do mês

Representantes de repartições públicas e de segurança, no encontro do Comitê (Fotos: Assessoria)

Realizada na manhã desta quinta-feira (13/05) no salão de múltiplo uso do Cras Jandaia, mais uma reunião ordinária do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, com a participação de representantes de secretarias e departamentos da Prefeitura de Sidrolândia, Polícia Militar e Bombeiros.

Diante dos indicadores atuais da pandemia, recomendação de Ministério Público, ocupações de leitos no Hospital, e das medidas tomadas pela Gestão Municipal, como a campanha de vacinação, foi avaliado o cenário em Sidrolândia, e decididas as providências no enfrentamento à Covid-19 para os próximos dias.

O Decreto Municipal será reeditado e publicado com vigência até 28 de maio, constando a atualização que virá do Governo Federal, com as novas recomendações para as trabalhadoras gestantes, que deverão laborar em sistema remoto, enquanto permanecer a pandemia.

Secretário de Saúde, Dr. Renato Couto interagiu com participantes

Orientação e fiscalização continuam

Ficou definida a permanência das ações de fiscalização e orientação junto ao comércio e agências bancárias. Nesta linha, a campanha de conscientização à população também terá continuidade, para o uso de máscaras, utilização do álcool 70% (gel ou líquido), distanciamento social, enfim, todas as normas de biossegurança.

Durante as ações da Polícia Militar aos finais de semana, o Setor de Fiscalização da Prefeitura também será comunicado em caso de descumprimento das regras.

A sanitização das ruas pela Secretaria de Infraestrutura em parceria com os Bombeiros será mantida, enquanto que a Secretaria Municipal de Saúde fornecerá os produtos para a desinfecção.

Pessoas que descumprem o isolamento

Mesmo com a redução no número de pessoas em isolamento em virtude de contágio ou pertencimento a grupo familiar de infectados, as Unidades de Saúde mantém o monitoramento, e a pessoa com Covid-19, sendo encontrada na rua, é recomendada a denúncia à Ouvidoria do Ministério Público, assim como denunciar aglomerações.

Toque de recolher

Conforme o Decreto Estadual, a classificação de risco para a Covid-19 estabelecida pelo Programa Prosseguir aos municípios, Sidrolândia permanece na bandeira laranja.

Com isso, está mantido o horário do toque de recolher no período das 22h às 5h.

Educação

Ficou acertado na reunião do Comitê, que a Secretaria Municipal de Educação irá informar o quantitativo de professores para receberem a vacina contra a Covid-19. E a Secretaria Municipal de Saúde, seguirá a diretriz do Plano Nacional de Imunização para os profissionais da Educação.

A respeito do Ano Letivo de 2021, que está em andamento de forma remota, foi anunciado na reunião o planejamento para a volta às aulas híbridas a partir do dia 15 de junho, mantendo o protocolo de biossegurança.