24/03/2022 às 10:01, Atualizado em 24/03/2022 às 13:27

Em reunião, Comitê para controle da Dengue apresenta medidas de combate ao Aedes aegypti

Foto: Rafael Brites

O Comitê Intersetorial Técnica e de Mobilização, Prevenção e Controle do Mosquito Aedes aegypti realizou hoje (24) pela manhã, na Sala do Conselho Municipal de Saúde, a reunião para mobilização da equipe de trabalho e da população em relação ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

No encontro foi tratado medidas para frear a proliferação do mosquito, como conscientização aos moradores, campanhas, intensificação dos trabalhados da equipe de Controle de Vetores e incentivo a erradicação dos materiais que armazenam água parada gerando os criadouros das larvas, como pneus, garrafas e potes. Entre as dificuldades encontradas atualmente no combate ao Aedes aegypti são os endereços desatualizados em notificações, terrenos abandonados e descarte de lixo doméstico junto aos resíduos vegetais.

Foto: Rafael Brites

Até o momento Sidrolândia registrou 163 notificações de dengue, sendo cinco confirmadas, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde.

Para conscientização, o comitê realiza palestras frequentes nas instituições de ensino, orientando as crianças com dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Os agentes de endemias também passam nas residências e em lotes baldios, verificando possíveis focos do mosquito.

Hoje o Controle de Vetores conta com 32 profissionais, sendo um coordenador, dois agentes em educação em saúde, três supervisores de área, um administrativo, 20 agentes de campo e cinco agentes da Equipe de Apoio.