Em Sidrolândia, moradores da área urbana e rural recebem atendimentos semanais da equipe multiprofissional eMulti, conforme as demandas identificadas e encaminhadas pelas unidades de saúde de referência. Na área rural, a programação contempla diferentes comunidades ao longo da semana e, em algumas localidades, ocorre de forma alternada.
O trabalho é desenvolvido em conjunto com as equipes da Atenção Básica, responsáveis pelo acompanhamento inicial dos pacientes. O primeiro contato deve ser feito na unidade de saúde de referência ou por meio do agente comunitário de saúde. Após a avaliação do caso, a demanda é encaminhada à eMulti quando houver necessidade de acompanhamento multiprofissional.
A equipe é composta por nutricionista, assistente social, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga, profissionais de enfermagem, técnica de enfermagem e motorista.
Entre os serviços realizados estão visitas domiciliares, atendimento domiciliar, tratamento de feridas, avaliações, orientações e acompanhamento de pacientes. As visitas e os atendimentos em casa são definidos conforme a necessidade de cada caso, principalmente quando há dificuldade ou impossibilidade de locomoção.
Após a avaliação, o paciente pode permanecer em acompanhamento com a eMulti, ser encaminhado para outro serviço da rede de saúde ou participar de atividades coletivas, de acordo com a indicação dos profissionais.
Cronograma de atendimentos na zona rural
Terças-feiras
Quebra Coco, em semanas alternadas;
Móvel 2 — Santa Terezinha, em semanas alternadas.
Quartas-feiras
Assentamento Eldorado.
Quintas-feiras
Capão Bonito I, em semanas alternadas;
Capão Bonito II, em semanas alternadas.
Grupos de atividade física são abertos à população
Além dos atendimentos multiprofissionais, a eMulti desenvolve grupos de atividade física em localidades da área urbana e rural. As atividades são abertas à população e não exigem encaminhamento da unidade de saúde.
Zona rural
Sede do Assentamento Eldorado: quarta-feira, às 8h;
Centro de Convivência do Capão Bonito I: terça-feira, às 13h, em conjunto com a Assistência Social.
Qualquer pessoa interessada pode participar dos grupos, comparecendo ao local nos dias e horários informados.
