11/08/2023 às 16:44, Atualizado em 11/08/2023 às 17:18

ESF Oscalina recebe revitalização do prédio e veículo de apoio

Autoridades, servidores e usuários no ESF Oscalina Nantes (Fotos: Samuel Araújo e Gledson Rocha

Os moradores da agrovila do Capão Seco e da região passarão a contar com um veículo de apoio que atenderá a população de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento da unidade de saúde, o ESF Oscalina Nantes.

O início do novo serviço foi anunciado nesta sexta-feira (11) pela prefeita Vanda Camilo durante a entrega das obras de reforma e ampliação do ESF Oscalina Nantes, que tem na sua área de atuação 2.688 pessoas.

De acordo com a prefeita, o carro de apoio dará suporte ao trabalho do SAMU, levando até a cidade os pacientes que precisam passar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada a 30 km, no centro da cidade.

Veículo de apoio entregue para a Unidade de Saúde

"O serviço ficará restrito aos dias em que houver atendimento no posto, porque conforme o protocolo do Ministério da Saúde, no transporte o paciente terá de ser acompanhado de um profissional de saúde", explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pitó.

Para a presidente da Associação de Mulheres do Capão Seco, Josileide Dias, este veículo de apoio disponibilizado agora atende uma antiga reivindicação da comunidade. "Muitas pessoas não têm veículo próprio para se deslocar até a cidade numa emergência. Este serviço é uma necessidade", explica.

A Prefeitura aplicou R$ 287.916,74 nas obras de reforma do posto de saúde do Capão Seco onde foram ampliados o refeitório, cozinha, lavanderia, a varanda em frente ao posto, além de um depósito de resíduos. O piso foi trocado e o prédio pintado.

Instalada na Agrovila do distrito de Capão Seco, funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 15h. A Unidade possui a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Eldorado II, composta por um médico, três técnicos de enfermagem, duas enfermeiras, dois dentistas, dois Auxiliares de Saúde Bucal, auxiliar administrativo, dois auxiliares de serviços gerais, treze Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e psicóloga que atende uma vez por semana.

Outra equipe que usa como base o Oscalina Nantes é a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Móvel, que se desloca para atendimentos em localidades mais distantes, formada por um médico, dentista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e treze Agentes Comunitários de Saúde (ACS). São 2.496 pessoas cadastradas.

No total, o ESF Oscalina Nantes, no Capão Seco, possui mais de 5.100 pessoas em sua área de cobertura.