26/07/2022 às 15:07, Atualizado em 26/07/2022 às 15:13

Município oferece tratamento gratuito contra o tabagismo

Foto: Jefferson Lobo

Todas as segundas-feiras, às 16h, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) oferece no CEM (Centro de Especialidades Municipal) tratamento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar.

Para participar, o paciente não precisa de encaminhamento médico. O interessado precisa apenas estar munido com o Cartão do SUS, onde na ocasião passará por entrevista e avaliação.

Faz parte do tratamento o acompanhamento médico e psicológico com o paciente. No primeiro mês, é realizada a consulta todas as semanas, posteriormente a cada 15 dias, conforme a necessidade do paciente.

TABAGISMO

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.

Conforme dados, o tabagismo causa nove mortes por hora, 80 mil por ano, e é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos enfisemas pulmonares, 25% dos infartos de miocárdio e 40% dos derrames cerebrais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas, em decorrência ao tabagismo, sendo que quatro milhões morrem por ano.