Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

03/08/2023 às 11:39, Atualizado em 03/08/2023 às 11:41

Pacientes escolhem armações da 4ª etapa de entrega de óculos

Cb image default
175 pacientes oftalmológicos escolheram as armações para os óculos que receberão da Prefeitura (Fotos: Rafael Brites)

A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSP) esteve movimentada na manhã desta quinta-feira (3) com os 175 pacientes oftalmológicos que serão contemplados nesta 4ª etapa da entrega gratuita de óculos, programa da Prefeitura de Sidrolândia que desde 2021 já beneficiou mil pessoas de baixa renda.

Nesta quinta-feira os pacientes que passaram por consulta e tiveram o perfil sócio econômico aprovado estiveram na Central de Regulação para escolher as armações e regular o tamanho.

Entre os pacientes que estiveram na Central, dona Maria Aparecida, 53 anos, moradora no Assentamento Santa Lúcia. Ela disse que o programa de distribuição gratuita de óculos de grau veio em boa hora porque ele tem a receita do óculos há dois anos e não teve condições de comprar. "Tentei voltar a estudar, mas desisti porque não consigo enxergar para escrever e ler", explica. 

Cb image default
Paciente contemplada com a ação

Somente neste ano a Prefeitura já entregou 342 óculos em três lotes nos meses de fevereiro (102), em abril (127) e em junho mais 117.

Entre os já beneficiados, dona Teodora Franco de Oliveira, que vinha adiando a troca de óculos por falta de condições financeiras. "Quem ganha um salário mínimo como eu, qualquer despesa extra já pesa no orçamento", afirma. A mesma situação enfrentava o aposentado Manoel Ramalho. "Meu óculos estava fraco, principalmente para leitura”.

Dona Maria Veroneze destaca a rapidez com que foi atendida. "Estou recebendo o óculos bem antes do que esperava", relata.

Segundo a assistente social Marcelizia Lescano, quem estiver precisando de óculos de grau deve procurar a Central de Regulação de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h30. Deve levar a receita do médico prescrita a no máximo 6 meses. Quem ainda não passou pelo oftalmologista deve procurar o posto de saúde mais perto de onde mora e passar por um clínico geral que fará o encaminhamento para o especialista que atende no Centro de Especialistas Municipal (CEM).

Cb image default
Desde 2021, mil pacientes foram contemplados com óculos, nesta ação de governo em Sidrolândia