Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

19/07/2021 às 12:04, Atualizado em 19/07/2021 às 12:48

Parceria: Carreta do Hospital de Amor estará em Sidrolândia ofertando exames de prevenção ao câncer

Para ser atendida, é necessário que a mulher faça o agendamento prévio na Unidade de Saúde de sua localidade

Cb image default

Parceria da Prefeitura de Sidrolândia com a equipe da Carreta do Hospital de Amor permitirá, nos dias 03, 04 e 05 de agosto, que as mulheres do município realizem exames preventivos gratuitamente. Os exames que serão ofertados são: Mamografia e Papanicolau.

Para ser atendida, é necessário que a mulher faça o agendamento prévio na Unidade de Saúde de sua localidade. Para se cadastrar, basta levar cópia os seguintes documentos: comprovante de residência, RG, CPF e cartão do SUS. Caso queira realizar os dois exames são necessários os xeros nas duas requisições.

Os atendimentos acontecerão no Parque Leonel Brizola, localizado na rua João Márcio Ferreira Terra, esquina com a rua Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é que, pelo menos, 312 atendimentos sejam realizados, sendo 150 Mamografias e 162 exames Papanicolau. Inclusive, as mulheres que moram na área rural terão um micro-ônibus para que também possam participar da ação. Sendo organizado da seguinte maneira:

Data: 03/08, às 7 horas - Estratégia Saúde da Família  Oscalina Nantes, Distrito do Capão Seco.

Data: 03/08, às 13 horas - Distrito do Quebra Coco.

Data: 04/08, às 7 horas - Assentamento Capão Bonito I.

Data: 05/08, às 7 horas - Assentamento Capão Bonito II.

- Quesitos necessários para a realização do exame de Mamografia:

Ter idade entre 50 a 69 anos; dos 40 aos 49 anos se já realiza exame com a Carreta, pode ser agendada; dos 50 aos 69 anos deve realizar a cada dois anos; não estar grávida ou amamentando; não ter realizado exame em um período menor que um ano em outra instituição; não utilizar hidratantes, talco, antes do exame; mulheres que já trataram de câncer de mama não podem realizar mamografia na carreta.

- Quesitos necessários para a realização do exame Papanicolau:

Ter idade entre 25 e 64 anos; realizar anualmente o exame (caso não tenha completado um ano do último exame não poderá fazer nesta oportunidade); não estar gestante (se estiver com a menstruação atrasada é necessário o teste de gravidez); não usar pomadas ginecológicas, pelo menos, dois dias antes do exame); não estar menstruada.

Mamografia

A mamografia é um exame realizado com um aparelho chamado de mamógrafo, uma espécie de raio-x, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar o câncer de mamas.

Papanicolau

De forma rápida, é recolhido uma pequena amostra de células do colo uterino para ser analisado em laboratório. Este exame serve para detectar se há alterações nas células do colo do útero.