Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

25/08/2025 às 10:45, Atualizado em 25/08/2025 às 16:58

População participa da 10ª Conferência Municipal de Saúde e apresenta diretrizes para o SUS

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde para todos: SUS fortalecido e humanizado”.

O encontro, realizado na Câmara Municipal, reuniu a comunidade, trabalhadores da saúde e gestores para avaliar a situação do sistema e apontar diretrizes para o futuro da saúde no município.

Ao longo do dia, cerca de 420 participantes acompanharam a programação, com palestras e painéis sobre temas fundamentais, como:

- Gestão do SUS no território.Palestrante: José Lourenço Marin.- Cenário da Atenção Básica no município.Palestrante: Halex Mairton.- Saúde Digital.Palestrante: Márcia Bogena Tomasi.- Redes de Atenção à Saúde.Palestrantes: Cirley Azevedo, Bruno Arruda e Rita Samara.- Desafios da Central de Regulação e RUE.Palestrante: Alessandro Pinho Salomão.- Impacto das ações de educação em saúde no processo de trabalho.Palestrante: Deise Gardin.- Controle Social.Palestrante: Pedro Macedo Granja.

As apresentações trouxeram reflexões sobre os avanços e desafios da saúde pública, destacando a importância da integração entre os diferentes serviços e a centralidade do cuidado humanizado.

No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para elaborar propostas relacionadas aos eixos temáticos da conferência. Entre as principais sugestões estão:

- Garantir que os recursos e emendas parlamentares sejam priorizados para execução na Atenção Primária à Saúde (APS);- Incentivo à produção na APS para toda a equipe;- Implementar funcionalidade no site da Prefeitura para que o cidadão atualize seus dados de contato;- Estimular o acesso pelo GOV ao PEC para garantir a migração dos dados ao CADSUS;- Estabelecer uma procuradoria jurídica especializada em saúde;- Fortalecer a ouvidoria do SUS, com maior divulgação à população;- Atualizar a Relação Nacional de Medicamentos (RENAME), com atenção especial aos medicamentos judicializados;- Implementar um núcleo de saúde digital;- Criar incentivo à graduação na área da saúde vinculado a um período de permanência atuando no município;- Realizar o Dia D de atualização cadastral (CADSUS, individual, simples e domiciliar).

As propostas refletem as demandas apresentadas pela comunidade e servirão de base para o planejamento das ações municipais de saúde nos próximos anos.

A conferência reafirma o compromisso da gestão municipal em fortalecer a participação popular na formulação das políticas públicas, garantindo um SUS mais eficiente, acessível e humanizado para toda a população.