09/08/2023 às 11:31, Atualizado em 09/08/2023 às 11:44

Prefeitura fará ato para a entrega da reforma e ampliação do ESF Oscalina Nantes

Prefeitura investiu mais de R$ 287 mil em reforma e ampliação do ESF Oscalina Nantes (Fotos: Jeffersom Lobo)

A Prefeitura fará mais uma entrega de obras e serviços pelo pacote do “Realiza Sidrolândia”, em homenagem aos 70 anos de emancipação do município, que celebrados neste 2023. A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP), anunciou que na sexta-feira (11/08) às 10h, ocorrerá o ato de entrega do ESF Oscalina Nantes, no distrito de Capão Seco.

A Unidade de Saúde recebeu reforma e ampliação, com recursos próprios. A melhoria atende solicitação da prefeita Vanda Camilo, que juntamente com o secretário Luiz Pitó, ouviu os anseios dos usuários e constatou após seguidas visitas ao local, a necessidade do investimento.

A Prefeitura aplicou R$ 287.916,74 em obras na área de 397,77 metros quadrados, onde realizou a ampliação do refeitório, cozinha, lavanderia, a varanda em frente ao posto, além de construir um depósito de resíduos. Também investiu na pintura completa e troca do piso.

A varanda foi ampliada, assegurando maior proteção e comodidade aos usuários

O ESF Oscalina Nantes

Instalada na Agrovila do distrito de Capão Seco, funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 15h. A Unidade possui a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Eldorado II, composta por um médico, três técnicos de enfermagem, duas enfermeiras, dois dentistas, dois Auxiliares de Saúde Bucal, auxiliar administrativo, dois auxiliares de serviços gerais, treze Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e psicóloga que atende uma vez por semana. Esta equipe fixa é responsável pelo atendimento de 2.688 pessoas que fazem parte desta área de cobertura.

Outra equipe que usa como base o Oscalina Nantes é a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Móvel, que se desloca para atendimentos em localidades mais distantes, formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e treze Agentes Comunitários de Saúde (ACS). São cadastradas 2.496 pessoas cadastradas.

No total, o ESF Oscalina Nantes, no Capão Seco, possui mais de 5.100 pessoas em sua área de cobertura.