24/08/2023 às 12:02, Atualizado em 24/08/2023 às 12:23

PSE realiza avaliação em 300 alunos da Escola Valério Carlos da Costa

PSE na Escola Valério atendeu aproximadamente 300 alunos (Fotos: Jeffersom Lobo)

Dando continuidade às atividades rotineiras desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) criado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSP) atendeu com sua equipe do ESF Jandaia nesta quinta-feira, a Escola Municipal Valério Carlos da Costa.

A Prefeitura de Sidrolândia mantém a ação, que é importante para o acompanhamento da saúde das crianças e adolescentes que frequentam as unidades de ensino da Rede Municipal.

A nutricionista Vivian Rinaldi Padilha, da equipe municipal do PSE, informou que são inúmeras ações que a SEMSP promove nas escolas no decorrer do ano.

- Para este semestre são realizados a acuidade visual, antropometria e saúde bucal, onde as enfermeiras-chefes das Unidades de Saúde vão até a escola de sua região com suas equipes, fazem a pesagem, medem a altura e avaliação visual como pré-diagnóstico para os alunos que necessitem de encaminhamento ao oftalmologista, e se a criança estiver com desnutrição, sobrepeso ou obesidade, também é encaminhada para a consulta com nutricionistas para a reeducação alimentar, além da saúde bucal que da mesma forma, ocorre o encaminhamento ao dentista da Unidade de Saúde – explicou a nutricionista.

De acordo com a enfermeira Aline Serrano, chefe do ESF Jandaia, em torno de 300 alunos da Escola Valério foram atendidos nesta manhã.

- Nesse primeiro momento foi realizada a ação (avaliação antropométrica que é a avaliação do peso e altura desses alunos e posteriormente serão calculados os IMC (Índice de Massa Corporal), com encaminhamento para avaliação nutricional. Serão desenvolvidas também a avaliação odontológica e triagem oftalmológica, onde serão encaminhados os alunos com necessidade para passar pelo oftalmologista – esclareceu a enfermeira.