Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

14/02/2023 às 13:19, Atualizado em 14/02/2023 às 14:20

Saúde começa aplicar vacina bivalente e faz na quarta-feira dia "D" do folião imunizado

Cb image default
Foto: Jefferson Lobo 

A Secretaria de Saúde de Sidrolândia iniciou nesta terça-feira (14), pela população a partir de 70 anos, a aplicação da vacina contra Covid-19 Pfizer Bivalente. A cidade recebeu remessa de 650 doses da bivalente que protege contra o vírus original, descoberto na cidade chinesa de Wuhan, e também contra a Ômicron e suas subvariantes.

Entre os primeiros a receber a vacina bivalente está o idoso Ari Gottems, 74 anos, e dona Lourdes da Silva Souza ,71 anos, embora tenham concluído o ciclo vacinal das cinco doses não hesitaram diante da oportunidade de reforço na Imunização.

Conforme os dados mais atualizados do vacinômetro, em Sidrolândia nesta faixa etária da população de 70 anos, 3.209 idosos tomaram a 1ª dose; 2.848 a 2ª; 1.682 a 3ª; 828 a 4ª e apenas 51 tomaram o último reforço.

Cb image default
Foto: Jefferson Lobo

As vacinas bivalentes estão reservadas para quem tem mais de 70 anos, indígenas, adolescentes acolhidos e funcionários das casas de abrigo.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (Reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Folião imunizado

Na quarta-feira a Secretaria de Saúde programou o dia "D" do Folião Imunizado, estratégia para reduzir a velocidade de transmissão do vírus durante o carnaval quando há aglomerações.