16/02/2023 às 09:42, Atualizado em 16/02/2023 às 10:46

Saúde e Infraestrutura trabalham em conjunto por limpeza e eliminação de focos do Aedes aegypti

Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia mantém os serviços diários e melhorias em toda a cidade, através das equipes das Secretarias Municipais.

A prefeita Vanda Camilo, durante encontro com os secretários Carlos Alessandro (Lê) e Luiz Pitó, recomendou atuação conjunta das Pastas da Infraestrutura e Saúde, para a retirada de materiais que estejam acumulando água, tornando-se depósito para criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Tanto a Infraestrutura quanto o Controle de Vetores da Saúde fazem diariamente a limpeza urbana e as visitas domiciliares, respectivamente. Mas o objetivo da Administração Municipal é unir a atuação de algumas dessas frentes de serviço, estreitando a comunicação entre os setores, para fins de adoção de estratégias eficazes contra a proliferação do mosquito.

Aumento nos casos confirmados

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, no Boletim Epidemiológico da Semana 06 de 2023, divulgado na quarta-feira (15), Sidrolândia figura entre os municípios com alta incidência de dengue, com 304 notificações (suspeitas) e 60 casos confirmados no ano.

As frentes de atuação da Seinfra e SEMSP já estiveram no Sidrolar, Cascatinha e passarão por outros bairros. Grande volume de material jogado pelas pessoas foi retirado do meio ambiente pelas equipes da limpeza e pelos agentes de endemias e acondicionado em sacos plásticos.

Moradores precisam colaborar

A participação da população é fundamental para que os esforços liderados pela Prefeitura deem resultado, com vistas à eliminação dos focos do Aedes aegypti. O cidadão deve vistoriar a residência, quintal e terrenos, e realizar a retirada de recipientes que estejam acumulando água, favorecendo o surgimento das larvas do mosquito.