27/04/2022 às 08:36, Atualizado em 27/04/2022 às 08:38

Saúde faz sexta e sábado mutirão para zerar fila de espera de ultrassonografia até junho

Foto: Rafael Brites

Na próxima sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 respectivamente, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) vai realizar no CEM (Centro de Especialidades Médicas) o Dia D do Mutirão de Ultrassom com pacientes agendados nos meses de abril, maio e até 26 de junho.

Três equipes foram montadas para atender os pacientes das 07h às 17h nos dois dias. Serão realizados 254 exames dos procedimentos de ultrassom da mama, renal, tireoide, próstata, obstétrica, transvaginal e abdômen total.

A ação faz parte das medidas de saúde que a Prefeitura tem adotado para atender a população que está na fila de espera para realizar exames. “Nosso objetivo é estar trazendo para os nossos munícipes uma saúde preventiva. Com essas consultas o médico poderá diagnosticar os pacientes e avaliá-los para um tratamento adequado”, informa o secretário de Saúde, Luiz Pitó.

O ultrassom é muito importante para diagnóstico de doenças simples. Além de, também indicar possíveis dificuldades, o ultrassom é muito utilizado para o diagnóstico de muitas condições médicas, bem como para a avaliação do tratamento.

Além de ser também ferramenta principal para traçar a primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins, o ultrassom auxilia na detecção de doenças e/ou variações anatômicas com base na forma, tamanho e textura das estruturas (órgãos) que são avaliados.

Por ser o principal meio de visibilidade interna a ultrassonografia é um dos exames mais requisitados.