06/06/2022 às 07:20, Atualizado em 06/06/2022 às 10:35

Saúde na Aldeia presta 168 atendimentos e voltará com assistência ginecológica

Foto: Rafael Brites

A prefeita Vanda Camilo deslocou uma equipe multidisciplinar com 13 profissionais da Saúde para a Aldeia Córrego do Meio que em 4 horas de trabalho no sábado prestou 168 atendimentos. O Saúde na Aldeia, projeto voltado para às comunidades Terena, terá uma nova edição brevemente, desta vez, específica para a mulher, com assistência ginecológica prestada pela médica Ana Helena Matos Castelo Branco que cumprirá agendas de atendimento nos assentamentos e em Quebra Coco.

Neste sábado, a ação que teve 5 médicos, 4 dentistas e 8 profissionais de enfermagem (entre enfermeiros e técnicos de enfermagem), teve 70 atendimentos de pediatria; 27 de clínico geral; 12 coletas de preventivo; 8 inserções de DIU; 28 atendimentos odontológicos; 10 testes rápidos de PSA e 3 de Covid-19, além da aplicação de 14 vacinas de influenza, 8 de Sarampo, 2 de rotina e 9 contra Covid-19. Quem passou por consulta também levou o remédio receitado pelo médico.

Foto: Rafael Brites

A chegada do Saúde à Córrego do Meio, foi elogiada por moradores da aldeia que tem uma população de 250 famílias. "Gostei do atendimento. Os médicos foram atenciosos e foi bom também que na sequência já recebi o remédio, sem precisar ir até na cidade pegar na farmácia da UPA", destaca dona Juciane Pereira.

Quem também gostou da iniciativa foi o cacique Messias Dias, que achou importante a Prefeitura ter este olhar especial em direção à comunidade indígena, reforçando a atuação da Secretaria de Saúde Indígena.

O secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves, lembrou que ações como esta levada a efeito na Aldeia Córrego do Meio, já foram realizadas nos Assentamentos Nazaré, São Pedro e no Barra Nova e a próxima será dia 25, na sede do Assentamento Eldorado.