Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

25/11/2022 às 09:48, Atualizado em 25/11/2022 às 10:53

Saúde realiza Dia “D” de combate ao Aedes aegypti

Cb image default
Foto: Jeffersom Lobo 

A equipe de Controle de Vetores realizou hoje (25/11) o Dia “D”, dia nacional de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como a Dengue, Zika vírus e Chikunguny. A concentração ocorreu na Praça São Bento e contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde.

A ação percorreu a Rua João Márcio Ferreira Terra, sendo entregues panfletos de conscientização e atitudes a serem tomadas para combater o Aedes aegypti, acompanhado por carro de som, seguindo a Rua São Paulo e sendo encerrada na Praça Municipal. 

Cb image default
Foto: Jeffersom Lobo

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a SEMSP, em Sidrolândia, 280 pessoas foram acometidas pela dengue durante este ano.

O município está entre os 57 enquadrados com alta incidência. Em 2022, são 357 casos notificados (prováveis), de acordo com o Boletim Epidemiológico de 16/11 divulgado pela SES.

Dia D

O dia 19 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O objetivo principal é de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença, por meio de campanhas educativas e de comunicação social.

Dengue é uma doença febril grave, causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti. 

Cb image default
Foto: Jeffersom Lobo