27/02/2023 às 07:58, Atualizado em 27/02/2023 às 08:02

Consórcio aprova compra de usina que reduzirá em 35% custo da pavimentação

Foto: Rafael Brites

Reunidos neste sábado (25) em Sidrolândia, os prefeitos dos municípios que integram o Centro Sul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Central de Mato Grosso do Sul) aprovaram a compra da usina móvel de asfalto, com capacidade para produzir até 80 toneladas de massa asfáltica por hora, uma pá-carregadeira e uma bobcat, se houver saldo dos R$ 5 milhões que serão investidos. A cota financeira de cada Prefeitura será proporcional a receita corrente líquida de cada município. Campo Grande, detentora da maior receita, contribuirá com 80% do investimento, R$ 4 milhões, Sidrolândia, entrará com R$ 500 mil e a parcela complementar dos demais R$ 500 mil restante será aportada por Terenos, Jaraguari e Dois Irmãos do Buriti, que também integram o consórcio.

Nesta modalidade de compra, a projeção é economia de 35% nos custos de aquisição, já que ao contrário de fornecedor privado não há incidência de impostos na transação e como consórcio não visa lucro, entrega o material ao preço menor.

Segundo o diretor-executivo do Centro Sul, Vanderlei Bispo, ainda nesta semana a presidente do Consórcio, Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande, deve ser definido onde a usina será instalada. Dentro de duas semanas deve ser licitada a compra da usina e em até 60 dias após a assinatura do contrato de aquisição, o equipamento estará montado.

A usina atenderá as demandas de material para tapa-buraco, recapeamento e frentes de pavimentação das cinco cidades associadas ao consórcio. Cada Prefeitura vai fazer seu próprio contrato de aquisição de massa asfáltica conforme o planejamento de manutenção da sua malha viária, feita por equipe própria.

Neste sábado aconteceu a primeira reunião ordinária do Centro Sul, presidida pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. Participaram da reunião o presidente da assembleia legislativa, deputado Gerson Claro; a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo; o prefeito de Terenos, Henrique Vancura; prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir de Souza e o representante do prefeito de Jaraguari.