05/12/2022 às 08:10, Atualizado em 05/12/2022 às 09:24

Feirantes celebram renda extra com festividades pelos 69 anos de Sidrolândia

Foto: Rafael Brites

As festividades do aniversário de 69 anos de Sidrolândia tiveram início na última sexta-feira, 2 de dezembro, na Praça Central, que recebeu diversas atrações musicais atraindo grande público. Além disso, a Prefeitura disponibilizou o espaço para que os feirantes pudessem comercializar seus produtos, fomentando ainda mais a economia do município e garantindo renda extra aos comerciantes.

Shoichi Arakaki, proprietário do Sushi do Shoichi, diz que o espaço cedido pela Prefeitura é maravilhoso e nesses primeiros três dias de eventos houve aproximadamente 50% no aumento da renda, em comparação a um dia normal de feira. “A Prefeitura vem trazendo oportunidades para nós feirantes e a atual administração vem favorecendo para nós estarmos aqui tendo uma renda a mais”. Shoichi, que está nesse ramo há oito anos, também enfatiza a revitalização da Praça Triângulo, no Bairro São Bento, onde todas as quartas acontece a feira livre. “O espaço lá ficou maravilhoso e tem nos ajudado também”. Segundo o comerciante, nem a chuva pode atrapalhar as vendas. “As vendas estão ótimas, as expectativas estão sendo alcançadas e a expectativa maior é para o show da Ana Castela”, relata.

Foto: Cleber Ramirez

Para João Vitor Marcuzzo, que desde fevereiro deste ano vem ajudando no trailer do Pastelão da Dona Irene, onde além de um delicioso pastel também vende cachorro quente, a iniciativa ajuda muito os pequenos comerciantes a gerarem mais renda. “Esses eventos atraem mais público e nós comerciantes conseguimos tirar uma parte financeira melhor e acaba ajudando a economia do município também, então além da parte cultural que agrega para a cidade também agrega a parte financeira dela”. De sexta até domingo, como informou Marcos, houve aumento de 30% no lucro.

Quem também gostou muito da oportunidade foi Edna Aparecida, que está há um ano em Sidrolândia e este é o primeiro evento em que participa. Há cinco anos ela e o esposo vendem churros, sendo este o melhor de Joinville, cidade onde morava antes de vir para Sidrolândia. “A gente tem que agradecer pela oportunidade porque é um evento muito bom, muito organizado e eu estou gostando muito, o movimento está muito bom”.

Foto: Cleber Ramirez

A Mariana Aparecida vende espetinhos no município a mais de cinco anos. Segundo ela, com os eventos realizados pela Prefeitura a venda está sendo cada vez melhor. “Pra gente está sendo ótimo, é uma oportunidade pra gente estar ganhando o nosso dinheirinho e quanto mais eventos pra gente melhor. Temos que agradecer por essa oportunidade”. Mariana informa que nos anos anteriores o movimento não estava sendo tão bom, mas com os últimos eventos realizados a renda tem aumentado consideravelmente. “Deu pra aumentar uns 100% as nossas vendas”. O que também chamou a atenção da comerciante foi a energia que também foi disponibilizada para os feirantes. “Cederam até a energia pra gente, geralmente quando a gente vai vender nos locais onde tem evento a gente não tem a energia sendo cedida”.