17/04/2023 às 08:58, Atualizado em 17/04/2023 às 13:43

Contribuinte já pode ter acesso online e imprimir os carnês do IPTU/2023

Foto: Rafael Brites

Já está liberado o acesso online para impressão dos carnês do IPTU/2023. Os contribuintes que não tiverem impressora em casa podem procurar das 7h às 15h o Setor de Tributação da Prefeitura na Rua Santa Catarina, 244.

O calendário de pagamento começa em maio, com vencimento da 1ª parcela no dia 12 do mesmo mês. Quem estiver em dia com o fisco municipal terá desconto de 20% no pagamento à vista e 10% se optar pelo parcelamento.

Por questões burocráticas, ainda não foram impressos os 13.500 carnês previstos. Houve acréscimo de mil lançamentos em relação ao ano passado, reflexo da incorporação de mais de mil terrenos de novos loteamentos ao cadastro imobiliário. O valor total lançado do imposto é de R$ 13 milhões, montante que não é todo arrecadável já que quem paga à vista tem 20% de desconto e de 10% se a opção pelo parcelamento em até 6 prestações. Ano passado a Prefeitura arrecadou R$ 5,3 milhões de IPTU.

Para emitir online basta acessar o https://sistemas.sidrolandia.ms.gov.br/contribuinte/, clicar em acesso externo, logo depois no ícone imobiliário. Não é necessário o código do cadastro, apenas o CPF.