O Dia Internacional da Mulher será comemorado no dia 8, quarta-feira. Em Sidrolândia, a Prefeitura Municipal proporciona homenagens com ações em diversas áreas da administração.
No setor de Saúde uma ação ocorrerá na véspera, viabilizada com o aval do prefeito Marcelo Ascoli através dos contatos realizados pelo secretário Nélio Saraiva Paim Filho e da coordenadora da UPA enfermeira Cleide Roque Machado.
Os gestores firmaram parceria com o Grupo “Onça Pintada”, que trará sua unidade móvel e equipe para oferecer atendimento com exames de ultrassom de mama para as mulheres sidrolandenses.
O atendimento ocorrerá amanhã (07/03) a partir das 15 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na Rua Ponta Porã.
A enfermeira Cleide explicou como vai funcionar o atendimento às mulheres pela equipe do Grupo “Onça Pintada”
- As mulheres que tenham o pedido de ultrassom do médico ou do enfermeiro é só vir aqui às 15 horas e procurar pelo atendimento passando pela triagem e farão os exames – orientou Cleide.
Quanto àquelas mulheres que não possuem o pedido, também haverá a possibilidade de atendimento, conforme a coordenadora da UPA. – As mulheres que não têm o pedido, mas tem o nódulo no seio, ou tem antecedentes familiares de alguém que teve problemas com câncer de mama, podem vir porque passarão por uma triagem, e se eles julgarem necessário no ato do atendimento, já vão encaminhar essas mulheres pra fazerem o exame – completou Cleide.
O projeto pretende realizar em Sidrolândia aproximadamente 40 ultrassons de mama. O resultado dos exames deve ser disponibilizado no dia seguinte (08/03).
A UPA estará à disposição das mulheres que tiverem dúvidas para receberem a orientação também amanhã (07).
Histórico do Grupo
Criado em 2001 o Grupo “Onça Pintada” é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como Associação Civil sem fins lucrativos que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas gratuitos de prevenção e combate ao câncer de mama e outros projetos voltados para a área da saúde.
Em 16 anos de existência o Grupo já percorreu mais de 70 municípios sul-mato-grossenses, atendeu mais de 53 mil pessoas, ultrapassou a marca de 5 mil exames e pelo menos 2 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico.