17/03/2017 às 16:38, Atualizado em 17/03/2017 às 16:39

Acontece amanhã o Fórum em Defesa da Agricultura Familiar em Sidrolândia

Cb image default
Divulgação

Amanhã, 18 de março, às 14h na Câmara Municipal, acontecerá a Jornada Municipal em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O encontro será promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – FETRAF/MS, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF/MS, Comunidade Indígena de Sidrolândia e Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Este evento está sendo realizado em outros municípios do Estado com o objetivo de discutir e trabalhar dados indicadores sobre questão social, econômico e ambiental.

“Queremos fazer um mapeamento, um estudo de toda a produção, o que o produtor possui, o rebanho bovino e os fomentos que foram investidos no município. Tudo isso será levantado estatisticamente para apresentar a comunidade e as autoridades do estado que tem vínculos com a agricultura familiar, o INCRA, a AGRAER, CONAB, os fundos de compra governamentais que compram da agricultura familiar. Tudo isso será debatido para mostrar quem é , quem compõe e o que é a agricultura familiar dentro do município de Sidrolândia”, explicou o presidente do SINTRAF, Roberto Lopes.

É a primeira vez que a comunidade indígena e as associações da agricultura familiar se reúnem para juntos buscarem melhorias para pequenos agricultores.

Os resultados destes encontros serão debatidos na 1ª Jornada Estadual em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do MS e servirá para construir uma plataforma de propostas para o desenvolvimento da agricultura familiar e reforma agrária do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Nosso município possui a maior concentração da agricultura familiar, mais de 35% da população está localizada na área rural. Esse evento somará muito para definir e traçar metas para os pequenos produtores. Temos um grande potencial dentro de Sidrolândia e acredito que iremos contribuir muito com a construção de um plano de propostas que beneficiam essa área”, afirmou o prefeito Dr. Marcelo Ascoli.