02/08/2023 às 10:44, Atualizado em 02/08/2023 às 10:47

Prefeitura apoiará projeto que prevê investimento bilionário da Inpasa em Sidrolândia

Governador Eduardo Riedel recebeu o vice-presidente da Inpasa no MS Day, que anunciou a instalação da Inpasa em Sidrolândia (Foto: Saul Schramm)

A Prefeitura de Sidrolândia recebeu no último dia 24 de julho, um ofício assinado pelo vice-presidente da Inpasa Agroindustrial, Rafael Augusto Ranzolin, com a solicitação de incentivos fiscais para a implantação de um empreendimento na cidade, que terá investimento R$ 1,2 bilhão para a implantação de uma usina de etanol de milho. A expectativa é que sejam gerados 2 mil empregos durante a construção da usina e 350 quando estiver funcionando.

"Estamos avaliando com a equipe técnica as demandas apresentadas para dar uma resposta o mais rápido possível à empresa", avalia a prefeita Vanda Camilo. A Administração Municipal tem no planejamento elaborado pela atual Gestão, a implantação de um núcleo industrial na região onde estão instaladas as unidades da JBS e da Cooperativa Alfa.

Foi adquirida uma área de 7 hectares, onde em 1 hectare será instalado o city gate do gasoduto e os 6 hectares restantes serão destinados a outras empresas que tenham interesse em investir no município.

No ofício encaminhado à prefeita Vanda Camilo, a empresa reivindica isenção do ITR, do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) durante a construção e o incidente sobre o frete de venda da matéria prima e do produto acabado, auxilio na compra de uma área de 48 hectares localizada nos fundos do terreno da futura indústria. A empresa solicita que a região num raio de 5 km seja transformada em zona industrial com a proibição de empreendimentos habitacionais.

Anúncio do empreendimento durante o MS Day

A Inpasa, empresa pioneira na produção de etanol de milho em Mato Grosso Sul, planeja implantar uma usina em Sidrolândia numa área de 98 hectares, já adquirida, localizada às margens da BR-060, na saída para Campo Grande.

O anúncio oficial do investimento partiu do vice-presidente da Inpasa, Rafael Augusto Ranzolin, durante o MS Day, evento que está sendo realizado em São Paulo, destinado a mostrar as potencialidades do Estado e atrair investimentos.

Durante a construção da unidade industrial, que começará em 2024, devem ser gerados 2.500 empregos. Quando a indústria estiver funcionando vai abrir 500 oportunidades de emprego e pelo menos 3.200 indiretos.

A usina deve produzir 500 milhões de litros de etanol com o processamento de 1 milhão de toneladas de milho. O etanol será destinado ao uso como biocombustível, além de ser matéria-prima num amplo leque de produtos. Poderá ser utilizado no enriquecimento energético de ração animal, sendo substituto direto do óleo de soja na nutrição, além de aplicação na indústria química para fabricação de tinta.

A empresa

Em 2022, a Inpasa iniciou operação em Dourados, se tornando a primeira indústria de etanol de milho de Mato Grosso do Sul, gerando cerca de 600 vagas de empregos. O modelo inovador de biocombustível possui alto rendimento, enquanto uma tonelada de cana produz entre 70 a 85 litros de etanol hidratado, o mesmo peso em milho pode produzir entre 370 a 460 litros deste mesmo álcool, dependendo do teor de amido. A unidade de Sidrolândia está sendo planejada também para produção de farelo de milho e energia elétrica.