03/05/2023 às 14:37, Atualizado em 03/05/2023 às 15:48

Sidrolândia é certificada no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: Rafael Brites

O município de Sidrolândia vive tempos de crescimento econômico e expansão de diversas atividades, principalmente do agronegócio. Mas um trabalho realizado pela Prefeitura de Sidrolândia, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vem dando resultados importantes e grandes perspectivas de desenvolvimento do setor turístico.

Recentemente, o Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou Sidrolândia no Mapa do Turismo Brasileiro, passando o município a ser registrado no Sistema de Informações.

O anúncio foi feito pelo secretário, Ademir Osiro, que vislumbra perspectivas animadoras para o fomento desta atividade em breve.

A prefeita, Vanda Camilo, também comemorou esta conquista, prevendo o fortalecimento de Sidrolândia no cenário turístico regional, a partir da entrada de novos investimentos, projetos e ações de governo.

Despertar para o turismo e o Caminho dos Ipês

Além da Fazenda Piana, conhecido equipamento turístico do município, a Fazenda São Clemente também está atraindo visitantes, como mais um atrativo. Sidrolândia possui um acervo interessante, e a Prefeitura capacitou o setor na Sedetur, para desenvolver o segmento.

A turismóloga Vanessa Osiro, participou recentemente junto com representantes da Fazenda São Clemente, de uma capacitação do Programa Transforma Turismo, oferecida pelo Sebrae/MS, com empreendedores de atrativos turísticos com objetivo de fomentar a atividade turística na região do Estado, conhecida como Rota Caminho dos Ipês, da qual fazem parte Sidrolândia, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo e Terenos.

Sidrolândia destaca-se nos segmentos do Turismo Rural, Agronegócio, Ecoturismo, Turismo de Eventos e Negócios e Turismo Gastronômico.

Mapa do Turismo Brasileiro

Trata-se de um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área de recorte territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das Políticas Públicas.

É uma ferramenta que reúne municípios com real vocação turística, trazendo uma série de benefícios, como fazer parte das Políticas Públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obtenção, através da qualificação profissional.

O Mapa do Turismo ainda auxilia na construção de políticas governamentais mais eficientes e assertivas.

O Mapa tem como objetivo nortear a definição de Políticas Públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e ofertas de cursos e qualificação profissional.