Os professores das escolas indígenas e seus polos irão participar de uma formação em educação ambiental promovida pelo projeto ECOA Circular. O projeto é desenvolvido pela ABIVIDRO, Associação Brasileira da Indústria de Vidro, a qual desenvolve o projeto em sete estados do país e mantém convênios de cooperação científica com as respectivas secretarias de educação.
A iniciativa foi possível a partir da relação entre a ABIVIDRO e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma) no sentido da garantia da política de coleta e destinação do resíduo vítreo gerado na cidade.
Neste sentido foi articulado junto à Secretaria Municipal de Educação, que por meio da Coordenação Pedagógica da Educação Escolar Indígena e o setor de Educação Ambiental da Sederma, e ainda a equipe de Educação Ambiental da ABIVIDRO o projeto foi apresentado aos diretores e coordenadores das escolas indígenas do município, os quais aprovaram a iniciativa e se colocaram à disposição para a mobilização dos professores no período da jornada pedagógica quando irão participar da formação pelo projeto ECOA Circular.
A expectativa é que o projeto contribua para o amadurecimento da consciência ambiental nas comunidades indígenas vez que é notório em todo o país se tratarem dos territórios mais preservados demandando portanto a conscientização para a manutenção deste quadro.