O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Sidrolândia (CMMA) tem atuado constantemente na construção das políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura, passou por uma reestruturação, tem sua sede nas instalações da Sederma, com suas reuniões realizadas periodicamente.
O CMMA funciona como órgão consultivo e deliberativo e entre as atribuições estão as definições acerca dos investimento do fundo municipal do meio ambiente. Este recurso se origina a partir da arrecadação do ICMS, tendo parte deste montante destinado ao desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas à educação ambiental e ações de conservação da biodiversidade executadas pela gestão municipal.
As decisões do Conselho – que é formado por formado por representantes do Poder Executivo e por membros de organizações da sociedade civil e também por setores acadêmicos – ajudaram a melhorar as ações ambientais da prefeitura beneficiando a população e melhorando a qualidade de vida da sociedade.
As reuniões são realizadas na sede da Sederma sempre na primeira semana do mês. As pautas são definidas anteriormente e sempre procuram atender as diferentes demandas ambientais da comunidade.
Composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente
Representantes do Poder Executivo: Geovane Ferreira Santos (Geógrafo), Luiz Eugenio de Arruda (Educador Ambiental), Guilherme Reffatti (Engenheiro Sanitarista e Ambiental), Leiva Aparecida da Silva (Bióloga), Luiz Antonio Lemes de Oliveira (Engenheiro Civil), Maioque Rodrigues Figueiredo (Educador Indígena).
Representantes do Poder Legislativo: Cleyton Martins Teixeira, Eliel da Silva Vaz.
Sindicato Rural: Túlio Denari e Homero Raul Stefanello.
Associação Empresarial: Camila de Paula Nogueira e Cristiane Buzzi.
Profissionais da Área de Engenharia: Léo Eduardo Kipper e Valéria Araújo da Costa.