27/11/2023 às 12:17, Atualizado em 18/12/2023 às 11:32

Semana Socioambiental mobilizou cerca de 3 mil estudantes

Aldo Rebelo foi o palestrante no encerramento da Semana Socioambiental (Foto: Divulgação)

Durante sua realização no período de 20 a 24/11 a I Semana Municipal Socioambiental mobilizou cerca de 3 mil estudantes em Sidrolândia. Ocorreram diversas atividades nas quais a temática ambiental e sustentabilidade foi o centro das discussões.

No primeiro dia a Escola Estadual Catarina de Abreu recebeu a gerente socioambiental do SESC, Kilça Tanaka Botelho, e os palestrantes foram Claudia de Andrade e Gilberto Sanches Egídio da REVIDRO que falaram sobre a reciclagem na Escola Municipal Olinda de Brito.

No dia 21 foi a vez da Escola Municipal Monteiro Lobato no assentamento Capão Bonito II discutir a importância da conservação dos biomas a partir do pertencimento sócio ambiental, fala proferida pela equipe da SEDERMA.

No dia seguinte as escolas municipais Porfíria Lopes do Nascimento e Pedro Aleixo, tiveram, respectivamente as presenças da escritora e educadora ambiental Mara Calvis, poetisa e escritora, e do diretor da MS Ambiental Paulo Antunez que falou sobre o Saneamento Básico.

A programação seguiu no dia 23 com a presença do tenente André Luiz Leonel na Escola Darcy Ribeiro – Extensão Estância Belém onde o palestrante falou da área de atuação da Polícia Militar Ambiental, e no período da manhã a Escola Darcy Ribeiro recebeu a fala do Professor Dr. Hamilton Perez da Casa da Ciência/UFMS.

A semana foi encerrada na sexta, 24 pela manhã na Escola Estadual Vespasiano Martins do distrito de Quebra Coco onde aconteceu a palestra sobre a importância da destinação correta dos resíduos com o engenheiro ambiental Anderson Secco, da Elite Max Ambiental, e no período da tarde foi a vez da escola Natália Moraes de Oliveira com os representantes do Tribunal de Contas do MS, Márcia Pereira da Rocha e Thainá Domingues Nogueira.

O encerramento foi à noite no dia 24, com o ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rabelo, que proferiu a uma conferência no Lions Club que contou com aproximadamente 200 participantes entre produtores rurais, empresários, classe política e representantes da sociedade civil, ocasião em que Rebelo falou sobre a geopolítica da agricultura brasileira.

A Semana Socioambiental de Sidrolândia está prevista na Lei Municipal 2.171/23 e deverá ocorrer anualmente.

Além da Prefeitura de Sidrolândia por meio da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), foram parceiros na realização da ação, o Sindicato Rural de Sidrolândia, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e FECOMÉRCIO.

Informações: Sederma