04/09/2023 às 09:32, Atualizado em 04/09/2023 às 09:37

Começa por Sidrolândia o projeto do Sicredi Pantanal, das cooperativas escolares

Encontro na Escola Municipal Eldorado (Fotos: Assessoria Sicredi Pantanal MS)

A Sicredi Pantanal MS lança, na quarta-feira (06), as primeiras cooperativas escolares de Mato Grosso do Sul e da região Centro-oeste. O evento será realizado durante a ExpoSidrolândia 2023, no Parque de Exposições Waldomiro João Comparin, e contará com a presença de professores, alunos e pais das duas escolas contempladas com este projeto no município: Escola Eldorado, localizada no assentamento Eldorado II (Sede) e Escola Monteiro Lobato, situada no assentamento Capão Bonito II.

O Programa do Sicredi é realizado em parceria com a Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo apresentar os princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.

Escola Monteiro Lobato, no Capão Bonito II

“Estamos felizes em fazer parte da história do Sicredi em nosso Estado, trazendo as primeiras cooperativas escolares para Sidrolândia. Passei um dia com esses alunos maravilhosos e estou muito otimista em relação ao que eles irão contribuir para a comunidade onde vivem”, destaca Emerson Perosa, presidente do Sicredi Pantanal.

A Cooperativa Escolar é um espaço de aprendizagem sobre os princípios do cooperativismo, ajudando a desenvolver a liderança, o empreendedorismo social, a educação financeira e a inclusão social. A participação dos estudantes nesse processo acontece por livre adesão e voluntária da escola interessada, que destinará um professor-orientador com carga horária semanal.

Uma vez inserida, a escola passa a fazer parte de uma rede de cooperação, com as participações de uma assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidade escolar, além da mantenedora e Sicredi. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Sicredi Pantanal MS)