50 alunos da Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira, colocaram Sidrolândia em destaque estadual, após a conquista do 1º lugar na na 9ª Feira de Ciência e Tecnologia (Fecintec), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no período de 5 a 7 de outubro.
O evento fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia, aberta no dia 2 de outubro.
A escola sidrolandense participou do evento no campi da IFMS em Campo Grande. A diretora, Vanessa Christ, comemorou o feito, e informou que o trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 6º, 7º e 8º Anos, enquanto que a professora Thaysa Coelho Leite foi a orientadora.
As possibilidades diversas oferecidas pela internet, seja pelas redes sociais ou jogos, os riscos e os benefícios, conforme a professora, motivaram a elaboração do trabalho, iniciado no primeiro semestre.
- O projeto foi elaborado nos dois primeiros bimestres, e a escolha por ele foi porque as crianças estão acessando a internet, estão acessando as redes sociais, não somente as que a gente conhece, Instagram, Facebook, mas os jogos hoje em dia são online, eles tem contato com outras pessoas, então é muito importante se fazer essa conscientização de eles identificarem os riscos que há na internet, então pensando nisso foi feito este projeto – explicou Thaysa.
As turmas receberam as pautas de pesquisa, com a missão de publicar o trabalho finalizado em uma página de rede social, para ser avaliado pelos alunos da escola.
- Nas atividades desenvolvidas eles tinham que pesquisar na internet sobre alguns riscos, as fontes seguras, como fazer as pesquisas, e depois produzir o material e publicar na página que foi criada no Instagram, e através disso disseminar a conscientização para os colegas – detalhou a professora.
Concorreram 670 projetos de escolas de todo o Estado na primeira fase, classificando-se 130 para a final.
A Fecintec
A Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS, tem como objetivo estimular estudantes dos níveis fundamental, médio ou técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.
Organizada desde 2010, a feira reúne trabalhos para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do IFMS, além de palestras, oficinas, mesas-redondas e espaços para que estudantes apresentem trabalhos científicos.
Todos os participantes recebem certificado e premiação, que inclui o credenciamento para a Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que, por sua vez, credencia trabalhos para eventos científicos nacionais e até internacionais.