05/09/2023 às 14:02, Atualizado em 05/09/2023 às 20:33

Desfile cívico nas aldeias abordou saúde, educação, meio ambiente e Cultura Indígena

Comunidade indígena abrilhantou desfile cívico nas duas aldeias.

(Fotos: Bruna Loschi)

A Prefeitura de Sidrolândia, sob a organização da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou a sequência dos desfiles cívicos alusivos aos 201 anos da Independência do Brasil, que  aconteceu nesta terça-feira (05/09) na Aldeia Córrego do Meio e em seguida, na Aldeia Lagoinha.

Várias autoridades prestigiaram, como, a prefeita Vanda Camilo, o presidente da Câmara Municipal Otacir Figueiredo, a secretária municipal de Educação Viviane Franco, o secretário-adjunto de Educação Rafael Rodrigues, outros secretários municipais e gestores da administração, além de caciques e outras lideranças indígenas.

Na Córrego do Meio desfilaram a Escola Municipal Cacique Armando Gabriel e a Escola Estadual Koopenoty de Ensino Médio Professor Lúcio Dias.

Na Lagoinha a comunidade assistiu ao primeiro desfile da Escola Municipal Vítor Marcelino.

Durante as apresentações da escolas, foram abordados temas na área da educação como a literatura e a matemática. Houve também outros assuntos como agricultura familiar, a importância da água, a valorização dos profissionais da saúde e a conscientização para o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

A Cultura indígena, amor à Pátria e a história dos 70 anos de Sidrolândia marcaram destaque nos desfiles das duas aldeias.

A continuidade dos desfiles ocorrerá no distrito de Quebra Coco nesta quarta-feira (06/09), com início às 8h. A apresentação será da escola municipal Domingos Alves Nantes, Cmei Elza Alves Leme, escola estadual Vespasiano Martins e entidades do distrito.

Por fim, no dia 07/09, com início às 7h, acontecerá o Desfile Cívico da Independência na cidade, quando 45 entidades passarão pela avenida Antero Lemes da Silva, realizando o mesmo trajeto criado no ano passado.

Unidades escolares, entidades e um pelotão do 9º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) de Nioaque, abrilhantarão o evento.