04/06/2017 às 18:00, Atualizado em 15/09/2020 às 13:44

Prefeitura coloca UPA 24h em funcionamento nesta segunda-feira

Foto Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia coloca em funcionamento amanhã(05), às 07h30, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vanessa Benites do Nascimento Nogueira, localizada na Rua Ponta Porã, com a presença do prefeito Dr. Marcelo Ascoli.

Irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso, ajudará a diminuir as filas no do hospital. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

De acordo com a enfermeira Cleide, o SAMU ainda continuará no prédio que está e levará pacientes em emergência para atendimento no hospital até a conclusão do asfalto que dará acesso à emergência e urgência.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, convida autoridades, imprensa e população em geral para prestigiarem e conhecer as dependências da UPA.