12/01/2024 às 15:58, Atualizado em 12/01/2024 às 17:23

Famílias do Jiboia recebem títulos de lotes e Prefeitura reafirma compromisso com a agricultura familiar

Autoridades prestigiaram o evento no Assentamento Jiboia (Fotos: Bruna Loschi)

Ao participar na manhã desta sexta-feira (11) da entrega de 189 títulos de propriedade no Assentamento Jibóia, a prefeita Vanda Camilo representou a Administração Municipal e reafirmou o compromisso da gestão com ações de fomento à agricultura familiar. Vanda fez um balanço das ações que a Prefeitura tem promovido para produção leiteira e de hortifrutigranjeiros.

"Além de estruturar a Sala da Cidadania, que acelerou o processo de titulação, permitindo a 1.316 famílias tornarem-se de fato e de direito proprietários dos lotes, ampliamos o programa de custeio do escoamento da produção dos horticultores, a gestão tem feito a manutenção das estradas, com o apoio do deputado Gerson Claro, está sendo asfaltado o acesso ao Assentamento Capão Bonito I que será estendido até o Capão Seco com a pavimentação de um trecho da Estrada da Gameleira. Até junho fica pronto o asfalto da MS-258, trecho até a BR-163, beneficiando vocês aqui do Jibóia", destacou a prefeita.

"Tenho orgulho de comemorar junto com vocês o aumento de 11% no volume de frutas, verduras e legumes que a agricultura familiar de Sidrolândia comercializa na Ceasa em Campo Grande. Foram mais de 1.200 toneladas, que garantiram à nossa cidade a liderança estadual de hortifruti", destacou a prefeita.

Ano passado o município transportou mais de 4.600 toneladas de insumos para correção do solo e adubação de hortas. Houve o custeio do plantio de 50 hectares de milho e capiaçu para a produção de silagem usada na alimentação do gado leiteiro.

A solenidade

A entrega de títulos no Assentamento Jibóia teve a participação do superintendente regional do Incra, Paulo Roberto Silva, do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, da superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Marina Nunes Viana, do superintendente do Serviço do Patrimônio da União (SPU), Thiago Botelho, presidente da Fapec, Neide Brum, deputado estadual Zeca do PT, além de vereadores e secretários municipais, que foram recepcionados pela presidente da Associação de Produtores, Iva Aparecida Ortiz, lideranças comunitárias e demais famílias da localidade.

A coordenadora da Sala da Cidadania, Edilaine Tavares, que é secretária-adjunta de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, destacou a importância do apoio da Prefeitura que tornou possível a entrega dos títulos . "A Sala é um espaço de acolhimento dos assentados. Nosso trabalho é dar todo apoio necessário para conseguirem o título que dá tranquilidade as famílias, além do acesso às linhas de crédito para investirem na propriedade", destaca.