05/08/2023 às 08:43, Atualizado em 05/08/2023 às 08:51

Prefeitura recepciona Inpasa e gestores visitam área onde será instalada a unidade

Encontro no Gabinete da prefeita (Fotos: Rafael Brites)

A prefeita Vanda Camilo recebeu na tarde desta sexta-feira (04/08) diretores da Inpasa, empresa que investir em Sidrândia R$ 1,2 bilhão na implantação de usina que produzirá por ano 500 milhões de litros de etanol de milho. "Sejam bem-vindos a nossa cidade. Este é um momento histórico que representa o marco do início de um novo ciclo econômico para a cidade", disse a prefeita dirigindo-se ao vice-presidente do grupo empresarial, Rafael Augusto Ranzolin, durante a reunião no gabinete que contou com a participação do presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, secretários municipais e vereadores.

Para a surpresa de todos, Ranzolin anunciou que ainda em agosto, se as licenças ambientais tiverem liberadas, as obras do complexo industrial sejam iniciadas.

A empresa projeta para outubro de 2024 o início do funcionamento da usina que terá 350 empregados e vai produzir por ano 500 milhões de litros de etanol de milho, com uma movimentação diária de 500 carretas.

A prefeita acompanhou os diretores da Inpasa na visita à área de 98 hectares às margens da BR-060, na região do complexo industrial da JBS, onde o empreendimento será construído. Nos próximos dias chegam à cidade 50 engenheiros de várias especialidades. Eles vão supervisionar a execução da montagem da unidade industrial que vai mobilizar 2 mil trabalhadores, muitos deles recrutados de várias regiões do país e até do exterior.

A expectativa do diretor da Inpasa é que a empresa comece a comprar milho na próxima safra que será plantada em março de 2024. A produção de etanol do milho será escoada para São Paulo e também será exportada. Nos planos da empresa dobrar a produção para 1 milhão de litros de etanol por ano, capacidade atual da sua unidade de Dourados.

Visita técnica à área onde será construída a unidade