18/07/2023 às 13:46, Atualizado em 18/07/2023 às 13:54

CCZ já iniciou castração e programa 8 cirurgias por semana

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou os procedimentos cirúrgicos de castração. Já foram cadastrados 12 cães machos e nesta semana estão programados mais 8 procedimentos, desta vez gatos machos . As cirurgias serão feitas às terças e quinta-feiras, numa semana serão atendidos só cães ,na outra, apenas gatos . Está sendo atendida a demanda de animais cujos donos fizeram o cadastro no site da Prefeitura(www.sidrolandia.ms.gov.br).

Segundo o veterinário Nilo Nogueira, numa segunda etapa será iniciada a castração das fêmeas . O serviço, que numa clínica particular custa R$ 400,00, no CCZ é feito gratuitamente .

Como acessar o cadastro

Os proprietários dos animais deverão acessar o portal da Prefeitura (www.sidrolandia.ms.gov) e encontrar quase no rodapé da página inicial a opção "Castração de Animais ". Ao clicar este campo, bastará preencher o cadastro e enviar . O CCZ então irá confirmar o agendamento e entrará em contato com o dono do animal ,que saberá a data e horário para levá-lo à unidade localizada às margens da BR-060, na saída para Campo Grande,ao lado da JBS.

Por que castrar ?

A castração é um procedimento cirúrgico que torna um animal de companhia, macho ou fêmea, incapaz de se reproduzir. Essas cirurgias são executadas por médicos veterinários, com o animal sob anestesia geral, sem que sinta alguma dor.

A castração é benéfica porque, através dela, há o controle populacional de cães e gatos, além de proporcionar segurança, conforto e bem-estar ao animal.

O ato ainda é importante para evitar que os pets fiquem propensos a alguns tipos de doenças. Previne as doenças sexualmente transmissíveis, e no caso do cão o tumor venéreo transmissível (TVT), que é responsável pela disseminação do câncer nos animais. A castração impede o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como piometra (infecção no útero em fêmeas), câncer no útero e nos ovários, e consegue reduzir as chances do animal ter câncer de próstata.

A castração ainda traz benefícios psicológicos aos animais de estimação. Um deles é o instinto do cão de urinar em todos os cantos da casa para marcar território, algo que tende a desaparecer. Quanto antes a castração acontecer, maiores as chances. Outro benefício da castração é que ela acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio.

Dessa forma, cães e gatos castrados não têm mais o interesse de fugir de casa para buscar por cadelas e gatas no cio. Isso faz com que os riscos de morrerem atropelados, envenenados, ou simplesmente desaparecerem, diminuem muito.

Com a redução da produção de hormônios sexuais, brigas entre machos de uma mesma casa também acabam sendo bem menos comuns, já que eles se tornam menos agitados e agressivos.