A Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia confirmou na tarde desta quarta-feira (05/10) o primeiro caso do vírus Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, na cidade.
Trata-se de um jovem, de 17 anos, estudante, residente da área urbana, que no dia 23 de setembro procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi feita a coleta para o exame com resultado detectável.
O paciente foi atendido, realizou a coleta para o exame e foi orientado a cumprir isolamento social. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde segue em isolamento e em bem estar geral.
VARÍOLA DOS MACACOS
A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. A varíola humana, no entanto, foi erradicada do mundo em 1980, e era muito mais letal.
A transmissão ocorre principalmente por meio de contato pessoal com lesões da pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados, como toalhas e roupas de cama. A transmissão por meio de gotículas geralmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.