12/11/2021 às 09:17, Atualizado em 12/11/2021 às 11:44

Prefeitura realiza no feriado o Programa Saúde do Homem

Nesta segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República, a Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, realizará o Programa Saúde do Homem, visando realizar atendimentos preventivos ao câncer de próstata. As consultas vão começar a partir das 13h30 na Clínica da Família.

A ação faz parte das atividades do Novembro Azul, mês dedicado a conscientização e combate ao câncer de próstata. Os atendimentos serão realizados pelo urologista, Dr. Jamal Salém. Conforme a secretaria, a expectativa é atender 100 homens, realizando exames testicular e ultrassom da próstata. As consultas serão feitas por ordem de chegada, entre às 13h30 e 17h00. A Clínica da Família está localizada na Rua São Paulo, 526, Centro.

Como parte da campanha Novembro Azul, o município tem realizado nas segundas-feiras deste mês, o atendimento em horário estendido no CEM (Centro de Especialidades Municipais) das 17h00 às 21h00, exclusivamente paras os homens realizarem consultas odontológicas, psicológica, exames preventivos do câncer de próstata, exames oftalmológicos, entre outros. Em decorrência do feriado da Proclamação da República, nesta próxima segunda o CEM não estará tendo atendimentos. A ação volta a ser desempenhada no dia 22 de novembro.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.