A Secretaria Municipal de Saúde anunciou uma ampla campanha de vacinação contra a Covid-19 para a quinta-feira (20/05) na Tenda instalada pela Prefeitura, ao lado da UPA.
Serão ministradas a 1ª e 2ª doses dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, durante todo o dia.
O esquema da Saúde já está montado, para realizar o esquema de cobertura vacinal.
2ª Dose da CoronaVac
Das 5h às 8h, haverá Drive-Thru (carro e moto) para a 2ª aplicação da CoronaVac, a quem recebeu este imunizante no mês de abril.
Certamente a mais aguardada – já que houve um atraso no envio pelo Ministério da Saúde, que comprometeu o intervalo de tempo anunciado pelo fabricante – a CoronaVac, enfim disponível em Sidrolândia, exclusivamente para a 2ª Dose.
É importante a apresentação de CPF ou Cartão SUS e o comprovante da 1ª aplicação.
Especialistas afirmam que a perda do prazo não interfere na proteção, e recomendam que as pessoas busquem pela 2ª Dose para que o imunizante produza os efeitos contra o coronavírus no corpo.
A partir das 9h, vacinação da 1ª Dose
De acordo com o cronograma divulgado pela Coordenadoria de Imunização, a partir das 9h até às 10h30, e das 13h30 às 16h30 o espaço será reservado para as aplicações da 1ª Dose da AstraZeneca e Pfizer.
Serão atendidos os grupos prioritários: Trabalhadores da Saúde, Comorbidades a partir de 40 anos, Trabalhadores da Educação ativos a partir de 40 anos, Trabalhadores da Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos, Deficiências permanentes a partir de 18 anos, Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, e a população de 55 anos ou mais.
Estes devem apresentar como documentos: CPF ou Cartão SUS; Comprovante de residência; Laudo, exame, receita atualizada, ou carteirinha de acompanhamento (para deficiências ou comorbidades); Cadastro no vacina.sidrolandia.ms.gov.br.
Mais 2ª Dose à tarde
Também no período das 13h30 às 16h30, serão atendidas as pessoas que irãm em busca da 2ª Dose da CoronaVac (para quem foi vacinado em abril) e da AstraZeneca (para quem foi vacinado em março).
Também devem apresentar o CPF ou Cartão SUS e o comprovante da 1ª vacinação.
Zona Rural
A Secretaria Municipal de Saúde fará na sexta-feira (21/05), a distribuição dos imunizantes nas Unidades de Saúde da área rural, para que administrem a aplicação dos imunizantes nos moradores das respectivas comunidades que pertençam aos grupos prioritários.