Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

18/12/2023 às 10:44, Atualizado em 18/12/2023 às 11:46

Sidrolândia é premiado na 1ª Mostra Saúde com Agente

Cb image default
Maykon e Karla, de Sidrolândia, foram premiados no evento (Foto: Divulgação) 

Nesta semana, aconteceu em Brasília a cerimônia de premiação da 1ª Mostra Saúde com Agente. E o município de Sidrolândia foi premiado com o trabalho “Fortalecimento da categoria ACS & – Conscientizar e agir”, inscritos pelos Maykon Hoffmeister Feitoza e Karla Arakaki.

Ao todo, 10 experiências exitosas de integração entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias foram premiadas, sendo duas de cada região do Brasil.

Maykon Hoffmeister Feitoza, agente de endemias há mais de 9 anos, conta como surgiu a ideia “ao fazer visitas domiciliares notei que um terreno baldio, localizado no asfalto, onde tinha coleta seletiva de lixo, estava repleto de lixo doméstico, então observei que havia duas casas nas proximidades que não tinham lixeira. Então tive a ideia de pegar materiais inservíveis para produzir lixeiras para essas pessoas”.

“Nas vistas recolho materiais como latas de tinta, antenas, tambores de máquinas de lavar, levo para minha casa, faço a higienização, e um serralheiro parceiro faz furos na parte de baixo, para evitar o acúmulo de água, então retorno para estas casas, e fixo o material como uma lixeira, assim os moradores podem fazer o descarte correto”, explica Maycon.

Presente no evento a Presidente do COSEMS/MS, Josiane de Oliveira, Secretária de Saúde de Vicentina, conta “Podemos conhecer trabalhos maravilhosos, que estão sendo feitos Brasil a fora. Parabéns aos agentes de Sidrolândia por buscar conhecimento, fazer o curso, e pelo comprometimento com a população, demostrado na iniciativa inovadora”.

Para a Secretária de Saúde de Sidrolândia, Elaine Além Brito foi uma enorme satisfação ver o reconhecimento deles “Estou extremamente orgulhosa do trabalho deles, ver que o é feito aqui foi reconhecido e serve de exemplo para todo o Brasil”.

A cerimônia, aconteceu em Brasília, no dia 13 e contou com a presença de 400 ACSs e ACEs vindos de todas as partes do país e representando os mais de 170 mil alunos e alunas formados nos cursos técnicos ofertados pela iniciativa do programa Saúde com Agente, que agora se chama Mais Saúde com Agente – cuja segunda turma está prevista para fevereiro de 2024.

Escrita por: Assessoria COSEMS