30/12/2021 às 10:12, Atualizado em 30/12/2021 às 11:44

Vacinação no Paço não vai parar na hora do almoço e também atende quem chega a pé

Por orientação do secretário Luiz Carlos Alves, o atendimento que se estenderá até às 16h30 não vai parar na hora do almoço.

Foto: Rafael Brites

Em menos de duas horas, 150 pessoas passaram pelo Paço Municipal, onde desde às 7 horas da manhã desta quinta-feira (30) a Secretaria Municipal de Saúde vacina contra influenza e Covid -19. Além de atender no formato drive thru quem chega de carro ou motocicleta, ciclistas e pedestres também estão sendo imunizados.

Foto: Rafael Brites

A Secretaria de Saúde lembra a importância da vacinação como medida de prevenção. Na quarta-feira 130 pacientes passaram pela UPA com sintomas gripais, mas não houve necessidade de internação. Neste ano 14.369 pessoas tomaram a vacina contra gripe em Sidrolândia e isto, na avaliação da Saúde, tem sido decisivo para que até aqui a maioria das pessoas tenha se recuperado após tomar a medicação.

No plano estadual do público-alvo apto a se vacinar, 797.080 pessoas, foram aplicadas 611.424 doses, correspondendo a 76,7% de cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul. Sidrolândia 2 mil doses em estoque.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.

A vacina influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.